Rua Dr. Bolívar de Abreu, 130 – Bento Ferreira, Vitória – ES, 29050-685   |   27 3225.3145   |   27 9.9774.6502

Dança

 

A Dança Criativa, dentro do Centro Educação Viver, tem como principal foco a investigação da capacidade de criação. A oficina acontece baseada também nos fatores do movimento (Peso, Espaço, Fluência, Tempo), segundo Rudolf Laban, assim como nos elementos da dança: corpo, movimento expressivo, ritmo, espaço e as ações corporais como: correr, saltar, rolar, etc (Almeida, 2016).
Propõe a descoberta do corpo, do movimento, suas possibilidades e busca desenvolver na criança a criatividade e a auto expressão através dos movimentos dançantes. A criança é protagonista na aula, as propostas são colocadas e cada uma delas as recebe de maneira instigante e criativa, por vezes, um movimento solicitado como, por exemplo, abaixar, é realizado de diversas formas e todas estão corretas.

OBJETIVOS

  • Vivenciar ações corporais como: deslocar, parar, saltar, girar, torcer, transferir peso, gesticular, encolher, esticar, cair, inclinar, andar, rolar, engatinhar, sentar, arrastar, dobrar, deitar, etc.
  • Explorar as possibilidades de realizar as ações corporais com o corpo todo e parte dele.
  • Conhecer e/ou criar danças a partir das ações corporais desenvolvidas em cada proposta da aula.
  • Desenvolver a capacidade criativa a partir de estímulos como: histórias, vídeos de dança, figuras, objetos diversos: lenços, fitas, cordas, barbante, figuras geométricas, etc.
  • Interagir de maneira cooperativa e respeitosa com os colegas

O trabalho na Viver acontece por meio de projetos e a partir deles é desenvolvida as propostas das aulas. No primeiro semestre de 2018 o projeto foi: “O corpo conta história e cria dança”.
Esse trabalho envolveu a consciência corporal por meio de poses do livro Rata Yoga, figuras de animais e um esqueleto de papelão, e assim chegamos aos apoios e alavancas do corpo e iniciamos uma investigação dançante pelo mundo do Breenkig Dance. Foi percebido que nossas articulações podem “criar” danças e assim o fizemos. Investigamos o mar e como ele pode trazer muitos movimentos interessantes, como o balanço das ondas, a leveza da brisa e assim chegamos a dança Havaiana, além de outras movimentações dançantes.
No segundo semestre de 2018 o projeto é: “Uma pequena viagem pela história da dança”. O trabalho tem o intuito de despertar na criança o interesse de como a dança surgiu por meio dos tempos.

Professora Meryele Stinghel
Formação: Licenciatura Plena Educação Física e Pós Graduada em Dança e Consciência Corporal