Uma escola humanizada que prioriza a escuta da criança.

logo

Em toda a história da humanidade está presente o fazer artístico que contribui para uma educação estética e para a promoção do prazer. Dentre as muitas artes, destacamos a música que além de afetar o interior humano, alimenta também sua alma.

A música aliada a dança, está presente na vida de todos os povos: reverenciando pessoas, crenças, agradecendo pela abundância na natureza, celebrando fatos importantes, vitórias, descobertas, revereciando religiões e presente no cotidiano da criança mesmo antes de seu nascimento.

É indiscutível o papel educativo da música em toda trajetória da humanidade. Principalmente pelo efeito que a mesma provoca na alma humana, tendo seu papel na cultura, na religião, em ações coletivas, manifestações e até implicações terapêuticas na medicina.

Na escola, a música se apresenta na perspectiva de uma linguagem que promove o encontro do “ser” com sua própria história, cultura e conhecimento. Possibilitando ações prazerosas, de aproximação e de interação.

Enquanto linguagem artística, a música pode proporcionar ao sujeito, o enorme potencial que tem em si, motivando-o a atitudes equilibradas, desenvolvimento psicomotor e percepção do entorno que o rodeia.

A música ainda se destaca na educação por promover harmoniosamente relacionamentos, sensibilidade e movimento.

A criança é um ser de natureza lúdica, dessa maneira sempre estará voltada para ações que lhe proporcionem prazer. O poder da música atua nos sentimentos infantis mais profundos, e isso nós constatamos ao ver uma criança cantarolando, até mesmo sozinha, desde pequenina.

A música torna-se um poderoso recurso educativo ao ser utilizada com crianças de qualquer idade, na família e/ou no meio escolar, pelo seu viés do jogo lúdico, que possibilita criação e prazer.

Sendo assim, é fundamental que a música faça parte da vida da criança desde sempre e que assumamos o compromisso de selecionar um repertório musical enriquecedor para apreciá-la.

Euzimar Pereira

Comments are closed.