Uma escola humanizada que prioriza a escuta da criança.

logo

A criança numa perspectiva de constantes mudanças

Diariamente muitas são as alterações que ocorrem no desenvolvimento e na vida das crianças que geram dúvidas e questionamentos: quanto ao melhor momento para o desfralde, a utilização da chupeta, o tempo de andar, de mamar… Enfim, várias são as perguntas e até comparações. Todas essas mudanças são marcos importante na vida da criança, e que devem ter seu tempo e momento respeitado conforme seu crescimento.

Temos que ter a clareza de que cada criança tem sua individualidade e a última coisa que podemos fazer é comparar. E que devemos aprender a observar e estimular e não a forçá-la precocemente.
A vida é feita de mudanças. As crianças enfrentam a primeira delas quando ainda são bebês. Nascem com olhos e cabelos de uma cor, e poucos meses depois eles mudam.

Iniciam o período escolar e nesta nova fase aprendem a conviver com pessoas diferentes e a dividir as coisas e a atenção das pessoas. O senso de responsabilidade também é uma importante lição e aprendizado na vida de uma criança. A criança passa a cuidar dos seus objetos e zelar pelo o que é seu e de uso coletivo. Passa a observar que o mundo vai além de sua casa, mas que passa a fazer parte dele também e tem que assumir responsabilidades por este novo espaço, mas que às vezes demora a entender. Sendo mais simples, quando perguntado, utilizar-se do silêncio ou a negação.
Atitudes normais e de fuga, mas que precisamos valorizar e potencializar as ações e diálogos sobre estes espaços de construção, dando ao mesmo o valor e qualidade que possuem.

As mudanças são inerentes à vida, pense que se alguns animais não trocassem a cor da pele, seriam alimentos para seus predadores. Já pensou também se nossas células não fossem constantemente renovadas?

Contudo, “mudar é saudável e preciso”, e alternar fases e sair do óbvio e estático tornará as crianças fortes, desapegadas às mesmices e proativas em suas descobertas e curiosidades. Tudo de maneira respeitosa e considerando sua faixa etária e sua principal característica, serem dinâmicas e suscetíveis ao “novo”, para nossa felicidade.
Sendo assim, assumimos o compromisso da renovação e proposições de desafios constantes para que nossos pequenos evoluam saudáveis.

 

Euzimar Pereira – Coordenadora Pedagógica

Comments are closed.